Gaeeb

Promover o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo, com base nas obras codificadas por Allan Kardec e no Evangelho de Jesus; a prática da caridade espiritual, moral e material por todos os meios ao seu alcance, dentro dos princípios do Espiritismo; integrar-se ao Movimento Espírita, com vistas a fortalecer a união entre as sociedades espíritas e a unificação desse Movimento.

O Grupo de Assistência Espiritual Eurípedes Barsanulfo, GAEEB, foi fundado no dia 18 de maio de 1969, na cidade de Taguatinga, Brasília-DF. A história de sua fundação está marcada pela interferência direta do Mundo Espiritual e pela ação determinada de um grupo de irmãos idealistas, egressos de alguns estados brasileiros em busca de melhores oportunidades na então recém-inaugurada capital do país. Hoje, decorridos mais de 40 anos de fundação do Grupo, se delineia com contornos de realidade, que a reunião desses irmãos denodados nesta cidade, não se deu por acaso, mas pela clara influência do Plano Espiritual Superior.

A verdade é que nas primeiras reuniões realizadas com a participação desse pequeno grupo de companheiros ainda incipientes, não se tinha a menor ideia do planejamento elaborado pelos benfeitores espirituais quanto à missão e às ações futuras que iriam transformar aqueles encontros informais numa duradoura instituição espírita.

Já nas reuniões iniciais, manifestou-se, por via psicofônica, um Espírito que se identificou com o nome Raphael Thoms, trazendo informações sobre os compromissos firmados, ainda no plano espiritual, pelos integrantes daquele pequeno grupo e esclarecendo que sua relação com todos tinha origem em encarnações passadas cujas recordações se perdiam na esteira dos séculos. Em uma das reuniões íntimas do grupo o Dr. Raphael Thoms revelou algumas particularidades de sua vida pregressa, pois, segundo ele, em sua última romagem terrena teria sido médico e vivido no México. Esse fato consta na ata histórica da fundação do Grupo.

Foi assim, numa das memoráveis reuniões mediúnicas realizadas no mês de maio de 1969, que o Dr. Raphael Thoms informa, para surpresa dos presentes, que as atividades até ali realizadas sob a mais absoluta informalidade seriam transformadas em uma instituição espírita. Relata ainda o bondoso Diretor Espiritual que a novel Casa de Eurípedes deveria ser denominada Grupo de Assistência Espiritual Eurípedes Barsanulfo, em homenagem ao luminoso espírito Eurípedes Barsanulfo, pois teria sido ele, o Apóstolo do Bem, quem intercedera junto às esferas espirituais mais elevadas, emprestando o seu “aval” e tornando-se patrono de mais um obra espírita materializada na Terra.

À medida que as reuniões foram se sucedendo a presença daquele Espírito de escol foi se tornando assídua e, a bem da verdade, era ele quem orientava sobre a organização e o planejamento das reuniões nos seus mínimos detalhes. Com o passar do tempo, foi conquistando a confiança do Grupo e, até os dias atuais, continua sendo o orientador firme, o amigo incondicional, o fiel discípulo de Jesus.

Dentre os integrantes desse pequeno grupo de seareiros destaca-se a figura de Sebastião José Tarciso Coelho, médium psicofônico, vindo da cidade de Araguari, na região do Triângulo Mineiro, que serviu de intermediário aos benfeitores espirituais nos primeiros anos de atividades do Grupo.

Em uma oportunidade, por intermédio do médium Sebastião Tarciso, o Dr. Raphael Thoms pediu ao senhor Ricardo Porto Praça que programasse novos encontros e convidasse outros irmãos, o que veio a acontecer, fazendo-se presentes aqueles, que mais tarde, viriam a ser os co-fundadores da futura Casa de Eurípedes. São eles: Alda Nogueira Ramos, Eurípedes do Nascimento Arantes, Garciete Guimarães Coelho, Guilherme Daumas Gomes, Hugo Cunha, Iris Glória Neiva Praça, José Arthur Mundin, Melchisedeck Almeida Campos, Neide Maria Almeida Campos, Ricardo Porto Praça, Sebastiana Joaquim dos Santos, Sebastião José Tarciso Coelho, Vany Ramos e Vicente Ribeiro da Silva.

Desde a sua fundação, o GAEEB enfrentou grandes dificuldades financeiras, de espaço físico e carência de trabalhadores, mas sempre manteve-se firme no propósito de divulgar a Doutrina Espírita. A prática permanente da caridade no seu sentido mais amplo tem sido uma bandeira empunhada pelos diretores e demais obreiros. A assistência espiritual e moral é oferecida a todos aqueles que batem às suas portas em busca de ajuda. Já a assistência material é prestada às pessoas em situação de vulnerabilidade social nos limites de suas disponibilidades financeiras e dentro dos planos e programas estabelecidos pela Instituição. Toda a assistência prestada pelo Grupo é gratuita, sem distinção de crença religiosa, cor, idade, sexo e condição social.

Como toda instituição sem fins lucrativos, sua sobrevivência depende de contribuições de pessoas que frequentam e simpatizam com a Obra. Nos primeiros anos após a sua fundação, o Grupo funcionou em instalações alugadas. Somente, após cerca de cinco anos de atividades é que a Instituição adquiriu um terreno e iniciou a construção de sua sede própria, localizada no Setor D Sul, Área Especial nº 18, Taguatinga-DF. A construção da sede definitiva foi realizada em etapas, durante aproximadamente quarenta anos, e, presentemente, encontra-se concluída.

A construção da sede definitiva do GAEEB permitiu a ampliação de todo o seu trabalho, tanto nos aspectos quantitativos quanto qualitativos. Isso contribuiu de forma decisiva para que as diretorias, nos períodos dos seus respectivos mandatos, envidassem todos os esforços para o atingimento dos objetivos que nortearam a fundação do Grupo.

Atualmente, a Instituição mantém reuniões diárias, realizadas no período noturno e diurno, incluindo públicas e privativas. A atuação do Grupo abrange as seguintes áreas: estudo sistematizado da Doutrina Espírita para adultos e jovens (mocidade espírita), evangelização infanto-juvenil, assistência espiritual, educação da mediunidade, divulgação doutrinária, assistência e promoção social.

Os projetos para o futuro são auspiciosos, pois sob a proteção de Jesus e dos benfeitores espirituais que dirigem a Obra, vislumbra-se para os próximos anos novas oportunidades de trabalho, bem como o aperfeiçoamento das atividades existentes. A instituição, ao longo dos seus mais de 40 anos de atividades ininterruptas, sempre se manteve fiel ao Evangelho de Jesus e aos princípios da Doutrina Espírita, tendo como lema: “Fora da caridade não há salvação”, proposto por Allan Kardec aos espíritas.

 

 

O que faz:

Cuida de todas as atividades de educação da mediunidade prestadas pelo Gaeeb; promove seminários, encontros, simpósios, cursos de capacitação e assemelhados, destinados aos trabalhadores do Departamento. Dirige e coordena as atividades de educação mediúnica desenvolvida na segunda parte de alguns cursos do ESDE. E, ainda, dirige e coordena as atividades de vibração à distância, de desobsessão; seleciona, em conjunto com o Diretor do DAE, trabalhadores para suprirem as necessidades deste Departamento.

O que faz:

Cuida de todas as atividades de assistência espiritual prestadas pelo Gaeeb; dirige e coordena as atividades de atendimento fraterno, incluindo a recepção na entrada do Gaeeb, a orientação, o encaminhamento e as palestras, no dia próprio, no auditório Raphael Thoms, das pessoas interessadas nesse atendimento; dirige e coordena as cabines de tratamento espiritual, de passes e as atividades do Pavilhão de Repouso Raphael Thoms; dirige e coordena a equipe de visitação fraterna domiciliar; seleciona, em conjunto com o diretor do DEM, trabalhadores para suprirem as necessidades deste Departamento.

O que faz:

É o responsável pela Escola de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil Irmã Scheilla e pela Mocidade Espírita Raphael Thoms. Promove reuniões de trabalho, encontros, seminários, dentre outros, objetivando a integração, a preparação e o estudo dos postulados espíritas para os trabalhadores, evangelizadores, crianças, jovens e pais.

O horário de funcionamento da evangelização infanto-juvenil é aos sábados das 9h30 às 12h, e da mocidade é aos domingos das 9h30 às 12h.

Como participar das atividades:
Os interessados em matricular seus filhos com idade de até 12 anos, na evangelização infantil, devem se dirigir ao GAEEB com um pouco de antecedência do horário de início da evangelização e efetuarem a matrícula das crianças. Atendemos do berçário aos 12 anos e, concomitantemente, temos o grupo de pais, onde os participantes têm a oportunidade de estudar a doutrina espírita no mesmo horário da evangelização de seus filhos.

Os pais que desejarem matricular seus filhos no estudo sistematizado da Mocidade Espírita Raphael Thoms, basta que se dirijam ao GAEEB com um pouco de antecedência do horário de início da reunião e efetuar a matrícula dos filhos. A idade mínima para participação na mocidade é de 13 anos.

O que faz:

Cuida do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE); promove seminários, encontros, simpósios etc.; planeja, dirige e coordena todas as atividades afetas ao ESDE, inclusive o plano pedagógico; programa e coordena a realização de eventos de natureza evangélico-doutrinária em conjunto com os demais departamentos.

Objetivos do ESDE:
Além do objetivo geral, que é o estudo do Espiritismo de forma sistematizada, apontamos alguns objetivos específicos:

estudar os princípios básicos em todos os seus aspectos: científico, filosófico e religioso;
divulgar as obras básicas e complementares do espiritismo;
desenvolver nos participantes do ESDE o interesse pelo estudo e despertá-los para a necessidade da renovação moral;
despertar nesses mesmos participantes o interesse pela causa espírita;
integrá-los na casa espírita.
Vê-se que para a consecução desses objetivos, um fator se apresenta como essencial:

O ENGAJAMENTO DOS PARTICIPANTES NA DINÂMICA DO ESTUDO E NO TRABALHO DO MOVIMENTO ESPÍRITA.
O centro espírita, célula básica do movimento espírita, tem por finalidade ESCLARECER e CONSOLAR as criaturas, à luz do espiritismo, o consolador prometido por Jesus. Mas, para que a casa espírita cumpra esses objetivos, é necessário que se torne um polo de estudo sério e metódico da doutrina espírita, envolvendo todos os seus trabalhadores e demais frequentadores, sempre unidos pelos elos do amor e da fraternidade.

Lembremos o ESPÍRITO DE VERDADE, quando nos conclama:

ESPÍRITAS! AMAI-VOS, ESTE O PRIMEIRO ENSINAMENTO; INSTRUÍ-VOS, ESTE O SEGUNDO.
Assim, o Centro Espírita deve ser visto como uma ESCOLA DE ALMAS, cuja finalidade é promover a EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO.

O que faz:

Dirige e coordena as atividades da Livraria, do Coral Nilo Sheik e do Grupo de Música Harmonia; elabora e divulga os horários, dias, temas e palestrantes das reuniões públicas; programa e divulga os eventos de natureza evangélico-doutrinária, dentro e fora do GAEEB; planeja e dirige a editoração do periódico de circulação interna denominado Fonte de Luz, em conjunto com o conselho editorial; planeja e executa o encontro doutrinário anual denominado ECOAR, realizado nos dias de carnaval.

Compete ao Departamento Cultural tarefas relevantes concernentes à propagação do Espiritismo.

Divulgar os ensinamentos espíritas ao público que voluntariamente procura a Casa Espírita é tarefa nobre, mas ir ao encontro daqueles que ainda não conhecem a Doutrina é tarefa fundamental.

O Espiritismo é uma Doutrina que deve ser levada a todos. O DCD é uma área de suma importância na estrutura de funcionamento de uma Casa Espírita.

Dentro das atribuições que lhes são peculiares, cumpre uma função específica, que integrada uma à outra, propicia diversos benefícios pela evangelização, assistência e promoção social, socorro espiritual: divulgar a Doutrina Espírita por todos os meios, preparar trabalhadores especializados na divulgação do Espiritismo, por meio da aplicação de cursos e pela vivência prática no trabalho.

Como participar das atividades:
Aqueles que desejarem participar é só se dirigir ao diretor do departamento, ou tratar diretamente com dirigente da atividade na qual o interessado deseja se integrar. Na oportunidade, uma das pessoas mencionadas prestará os esclarecimentos necessários e fará o encaminhamento.

O que faz:

Cuida do acervo patrimonial do GAEEB; executa a manutenção dos bens móveis e imóveis; elabora inventários periódicos; organiza, por meio de normas, a utilização dos bens móveis e imóveis disponíveis para uso.

Como participar das atividades:
Todos podem participar. Estão distribuídas em todos os dias da semana, inclusive com flexibilidade de horário. Aqueles que desejarem integrar é só se dirigirem ao diretor do departamento, ao presidente ou diretamente ao dirigente da atividade da qual o interessado deseja tomar parte. Em qualquer contexto, uma das pessoas mencionadas prestará os esclarecimentos necessários e fará o encaminhamento.

O Grupo de Assistência Espiritual Eurípedes Barsanulfo presta serviços na área da assistência e promoção social humana desde 1970. São atendidas pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.
É importante frisar que, embora se trate de uma instituição religiosa, o GAEEB não faz qualquer vinculação de crença aos usuários de seus serviços, prestando-lhes assistência integral e continuada sem qualquer tipo de discriminação.

Estrutura Física




A sede do Grupo de Assistência Espiritual Eurípedes Barsanulfo, em Taguatinga-DF, está instalada em um conjunto de 2 edifícios em um terreno de 3000m²: um na parte da frente do lote, constituído de 2 pavimentos e o outro na parte do fundo, constituído de 3 pavimentos, denominado “Pavilhão Raphael Thoms”, totalizando uma área de 3.465m².

 

 

Com uma área de 1800m², é constituído de: um auditório com capacidade para 204 lugares, com múltiplas funções: local para reuniões públicas, palestras, seminários e estudo sistematizado da Doutrina Espírita; salas para reuniões do estudo sistematizado, da infância e juventude, da educação da mediunidade, da desobsessão, do tratamento espiritual; biblioteca, O edifício ao fundo do lote, de três pavimentos, com área de 1665m², é composto de refeitório, cozinha e dependências, e 24 suítes para hospedagem de pessoas que estão em tratamento espiritual no Grupo. secretaria, tesouraria e atividades de assistência e promoção social.

O Grupo de Assistência Espiritual Eurípedes Barsanulfo presta serviços na área da assistência e promoção social humana desde 1970, por meio de atividades exercidas com regularidade visando ao desenvolvimento dos usuários que estão incluídos nos planos e programas mantidos pelo Grupo, em igualdade de oportunidades e aproveitamento das potencialidades.

As atividades referidas são executadas por meio do seu Departamento de Assistência e Promoção Social – DAS. São atendidas pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal cujo objetivo é o de recuperá-las e reintegrá-las ao meio social, a fim de que possam viver com dignidade. Com a finalidade de atingir esse desiderato, o DAS oferece cursos de capacitação profissional, de habilidades manuais, além da oferta de alimentos, roupas e agasalhos para aqueles que estão em situação de completo desequilíbrio socioeconômico.

É importante frisar que, embora se trate de uma instituição religiosa, o GAEEB não faz qualquer vinculação de crença aos usuários de seus serviços, prestando-lhes assistência integral e continuada sem qualquer tipo de discriminação. Tal procedimento encontra-se exarado no artigo 5º, inciso I, do seu Estatuto Social.

O serviços prestados pelo GAEEB são desenvolvidos na sede do Grupo e em duas escolas cedidas pela Secretaria de Estado da Educação, localizadas no Setor QNL de Taguatinga ( Centro de Ensino Fundamental nº 16) e em Samambaia (Escola Classe 317 ). Há também um grupo de voluntários denominado Turma de Acompanhamento Familiar (TAF), que realiza visitas domiciliares visando levantar necessidades e situações para melhor planejar o tipo e a extensão da assistência a ser prestada.

São direitos sociais do cidadão, elencados no artigo 6º da Constituição Federal: a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados. Tais direitos podem ser atendidos pelo Estado ou por intermédio de parcerias com as entidades integrantes do 2º e do 3º setor que, organizadamente, poderão adotar políticas e ações que se façam necessárias para garantir ao cidadão o acesso a tais benefícios.

Com fundamento no que estabelece a nossa Carta Magna e visando contribuir na promoção do ser humano com vistas a proporcionar-lhe as condições mínimas para uma vida digna e resgatá-lo da situação de desequilíbrio social em que se encontra, o GAEEB disponibiliza:

– Auxílio alimentação, sob a forma de cestas básicas, às famílias que participam do programa de orientação sócio familiar;
– Auxílio-transporte aos estudantes que participam dos cursos de capacitação profissional e geração de renda.

A execução dos programas mantidos pela Instituição conta com a colaboração de um grupo de voluntários permanentes e temporários que, de forma espontânea e não remunerada, disponibiliza parcela do seu tempo em ações de interesse social, movidos pelo sentimento de solidariedade humana. Esse pessoal voluntário é constituído de profissionais que militam nos diversos segmentos da sociedade, tais como: médicos, enfermeiras, assistentes sociais, engenheiros, professores, artesãos etc., que participam das atividades de acordo com as suas habilidades e tempo disponível.

A experiência que a Instituição logrou obter ao longo de sua existência foi fundamental para fazer opção pelo trabalho voluntário. Esse tipo de trabalhador, normalmente simpatiza-se com os programas que o Grupo desenvolve e sempre se dispõe a colaborar de maneira desinteressada. O índice de absenteísmo da equipe é baixo, a qualidade das tarefas é excelente e a redução dos custos é significativa. A adoção dessa política permite à Instituição repassar maior parcela dos recursos obtidos aos usuários ao invés de aplicá-los no pagamento de profissionais remunerados.

Ademais, muitos voluntários, com poder aquisitivo mais elevado, além de contribuírem com a aquisição dos bens distribuídos aos usuários, financiam, com recursos próprios, os materiais utilizados nos cursos de habilidades manuais e capacitação profissional. Em nossa Instituição, esta é uma experiência que vem dando certo.

Operador de Microcomputador

O conteúdo programático desse curso é de 84 horas-aula, incluindo os módulos: introdução à informática, digitação, Windows XP, Microsoft Office básico e Internet. Esse curso é oferecido nos turnos da tarde e da noite, às segundas, quartas e sextas-feiras, com carga horária diária de duas horas-aula. Cada turno comporta 6 alunos matriculados. A clientela está direcionada para pessoas na faixa etária de 16 a 24 anos, prioritariamente para aqueles que estão em busca do primeiro emprego.

Manicure/Pedicuro

Visa à capacitação de usuários para o exercício da profissão e a sua inserção no mercado de trabalho. Este curso é ministrado por profissional remunerado e inclui o desenvolvimento da habilidade manual, noções de estética e critérios de higiene e esterilização de objetos, de forma a qualificar o participante de acordo com as exigências do mercado de trabalho.

Participam desse curso pessoas de baixa renda, sem qualquer qualificação profissional e, muitas delas, em busca de emprego visando ao aumento da renda familiar.

Aos participantes que concluem o curso e desejam trabalhar como profissionais liberais, a Instituição oferece um kit básico incluindo as principais ferramentas utilizadas na profissão de manicure/pedicuro.

O curso funciona aos sábados, no período vespertino, tem a duração de 4 meses e carga horária de 2 horas-aula semanais. O horário de funcionamento do curso foi estabelecido de acordo com a disponibilidade de tempo da clientela.

Habilidades Manuais

Tapeçaria – Tem como objetivo específico a confecção de tapetes. Compreende o manuseio com materiais próprios à confecção de tapetes a partir de diversos pontos.
Artesanato – Tem como objetivo específico a confecção de vários tipos de artesanatos. Compreende o manuseio de materiais artísticos e a utilização de sucatas: jornais, alumínio, garrafas de plástico e outros recicláveis.
Pintura em Tecido – Confecção de panos de prato, quadros decorativos , capas para filtros, botijões de gás etc. Inclui a pintura com moldes vazados e pintura à mão.
Bordado – Confecção de peças de bordado. Desenvolvimento de habilidades para manuseio de material como agulhas, linhas para bordar, tecido etc.
Crochê e Tricô – Confecção de peças variadas em crochê e tricô. Desenvolvimento de habilidades para manuseio de material como agulhas, lã, linhas etc.
Fuxico – Confecção de bolsas, capas de almofadas, blusas, colchas etc. Desenvolvimento de habilidades para o manuseio de linhas e agulhas , corte de tecidos etc.

Orientação à Gestante e ao Recém-Nascido

Consiste no cadastramento de gestantes que procuram a Instituição. A elas é ministrado um breve curso de oito horas cujo conteúdo abrange: importância de uma gestação saudável, higiene do bebê, da mãe e do lar, alimentação, amamentação e seus benefícios, prevenção ginecológica e do câncer de mama, noções sobre o aborto e suas consequências, doenças sexualmente transmissíveis. Após o curso, as gestantes recebem um enxoval-padrão, uma banheira e um berço de madeira com colchão. Esse curso é ministrado por um médico pediatra e uma enfermeira.

Assistência à Gestante e ao Recém-Nascido no Lar

Consiste na visita às gestantes cadastradas, diretamente no lar, por equipe de voluntários denominada Turma de Acompanhamento Familiar – TAF. Essa equipe, após a visita, levanta as necessidades da gestante e sua família, a fim de estabelecer a necessidade e a extensão do atendimento a ser prestado após a entrega do enxoval.

Durante um período de 6 (seis) meses, variável, dependendo de cada caso, a gestante e sua família recebem visitas quinzenais da equipe, que fornece à usuária uma cesta de alimentos, roupas, calçados usados, utensílios domésticos etc.; orientações com vistas à solução de problemas conjunturais encontrados, encaminhamento a postos de saúde e hospitais da rede pública, doação de medicamentos quando não existem na rede pública, retirada de segunda via de documentos, fornecimento de auxílio-transporte etc.. Em situações excepcionais a Instituição fornece passagem de volta para o estado de origem à usuária da assistência social.

Programa de Distribuição de Material Escolar

Consiste na distribuição de material escolar às crianças matriculadas na rede oficial de ensino, integrantes das famílias assistidas pela Instituição. Essas crianças são selecionadas de acordo com o grau de instrução e recebem um kit de material escolar igual aos adotados na rede oficial de ensino. O material distribuído pela Instituição visa suprir as deficiências do próprio sistema de ensino, que na maioria das vezes atrasa ou não disponibiliza o material necessário por ocasião do início do ano letivo.

Programa de Distribuição de Agasalho

Consiste na distribuição de 2(dois) cobertores novos às famílias assistidas pela Instituição. Essa distribuição ocorre anualmente no mês de junho de cada ano e tem por finalidade melhorar o conforto dessas famílias durante o período de inverno. Esse programa também tem como objetivo prevenir doenças provenientes do frio e da baixa umidade, como resfriados, gripes, pneumonias etc.

Programa do Natal

Consiste na distribuição de cestas de alimentos e brinquedos para as famílias assistidas pela Instituição. Essa distribuição ocorre no mês de dezembro de cada ano e tem por finalidade a oferta de brinquedos para as crianças na faixa etária de 2 a 10 anos e uma cesta de gêneros alimentícios de primeira necessidade de aproximadamente 20 quilos.

As avaliações feitas pela Instituição demonstram que os resultados obtidos são animadores, atingindo-se plenamente os objetivos propostos, com reflexo direto na melhoria da qualidade de vida dos usuários. Os recursos utilizados na manutenção dos programas são provenientes de doações de diretores, mantenedores, frequentadores e da receita obtida com a realização de um bazar beneficente anual;

Tudo que é produzido nos cursos de habilidades manuais é revertido para a própria pessoa que o confeccionou, a título de incentivo.

É oportuno esclarecer que a Instituição não recebe, para o custeio de seus programas, qualquer recurso público, seja ele proveniente da esfera federal ou estadual.

Finalmente, vale relembrar que toda a assistência prestada pelo GAEEB é gratuita e continuada, sem qualquer tipo de discriminação.

Agora que você terminou de ler sobre as atividades do Departamento, listaremos algumas informações que facilitarão a escolha das atividades de sua preferência. Participe! Integre-se às equipes! Precisamos da sua ajuda.

Campanha de Assistência ao Recém-Nascido Irmã Scheilla
Consiste na distribuição de mensagens espíritas e na arrecadação, em domícilio, de bens novos e usados, para distribuição às famílias assistidas pelo GAEEB. Esta campanha funciona aos domingos, no horário das 8h às 10h.
Turma de Acompanhamento Familiar – TAF
Realização de visitas, em dupla, em domicílio de assistidos. As reuniões para distribuição dos domicílios a serem visitados são realizadas no primeiro sábado de cada mês às 17 horas. As visitações são feitas em dia e horário acordados entre os participantes das equipes.
Postos de Assistência e Promoção Social
(Setor QNL de Taguatinga (Centro de Ensino Fundamental nº 16) e em Samambaia (Escola Classe 317). Ministração de cursos de habilidades manuais, alfabetização de adultos, distribuição de sopa, verduras, roupas, calçados etc. e evangelização infanto-juvenil. Funciona aos sábados no horário das 13h30 às 17h.
Preparo e cozimento de sopa
A atividade consiste no preparo das verduras, cozimento da sopa, lavagem de utensílios e limpeza da cozinha. Esta sopa é distribuída aos assistidos nos postos avançados e às crianças da evangelização infanto-juvenil. Funciona aos sábados, no horário de 8h até o término das tarefas, entre 12h e 13h.
Corte e costura de enxovais para recém-nascidos, bordado e crochê
Corte, costura e acabamento de enxovais para recém-nascidos, bordado, crochê entre outras habilidades manuais (artesanato em geral). Funciona às terças-feiras no horário das 9h às 12h e às quartas-feiras no horário das 14h às 17h.
Entrevista com gestantes
Recepção, entrevista e orientação às gestantes cadastradas pelo Departamento. Funciona no 1º sábado de cada mês, no horário das 14h às 16h, nos postos de assistência e na sede do GAEEB.
Confecção de berços para recém-nascidos
Fabricação, montagem e acabamento de berços para recém-nascidos. Funciona no último sábado de cada mês, no horário das 8h às 12h.

O que faz:

Cuida de todas as atividades e educação da mediunidade prestadas pelo Gaeeb; dirige e coordenar as atividades desenvolvidas pelo Departamento; promove seminários, encontros, simpósios, cursos de capacitação e assemelhados, destinados aos trabalhadores do Departamento; dirige e coordena as atividades de educação mediúnica desenvolvida na segunda parte de alguns cursos do ESDE e de outros cursos que vierem a ser criados. E, ainda, dirige e coordena as atividades de vibração à distância, de desobsessão; seleciona, em conjunto com o Diretor do DAE, trabalhadores para suprirem as necessidades deste Departamento.